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Algumas causas de defeitos no funcionamento do sensor

O mau funcionamento do sensor pode ter como causa os seguintes itens:

Falha no contato das conexões do sensor, circuito aberto, defeito no “ECM” ou falha no sensor.

O sensor também pode ficar inoperante devido à concentração de resíduos resultantes da utilização de combustível de baixa qualidade, gasolina com chumbo ou carvão proveniente da queima de óleo do motor.

Nas motocicletas trails devido a característica do para lama dianteiro, o sensor fica muito exposto a jatos d’água, lama e areia lançados pela roda dianteira em dias de chuva, nesta condição pode ocorrer o acúmulo de sujeira no sensor e por consequência o entupimento nas entradas de ar onde é feito o contato com o ar atmosférico. O funcionamento do sensor pode ficar deficiente, não haverá a comparação do oxigênio do interior do escapamento com o gás do ambiente, a reação é conhecida como ionização dos gases de escapamento, é responsável pela geração do sinal em forma de tensão elétrica, o assunto será detalhado mais a frente.

cabeçote

Cabeçote do motor: Sensor de O2 motocicletas 150cc

Abrindo um parêntesis: é bom lembrar que nas motocicletas de arrefecimento liquido também há o risco da contaminação do sensor pelo fluido do radiador que circula no motor caso haja problemas nas vedações das juntas e anéis de borracha.

Anexos1

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