Linha Automotiva Linha Moto Linha Diesel Gestão

Aula 1 – Visão geral de Como Funciona o Sistema

O líquido de arrefecimento é bombeado através das camisas do motor, carregando o calor do cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas, etc.

O líquido aquecido circula das camisas do motor, através de uma mangueira, para o radiador onde, auxiliado por um ventilador, esfria-se e retorna através de outra mangueira, ao motor.

O líquido de arrefecimento, portanto, circula sob pressão, por todo o sistema de arrefecimento. A bomba d´água é o componente encarregado de impulsionar essa circulação, acelerando a passagem do líquido através de um rotor.

Enquanto o motor não atinge sua temperatura ideal de funcionamento, o líquido de arrefecimento circula apenas por um pequeno circuito, que percorre somente as galerias do motor. Este circuito é controlado pela válvula termostática. Quando a temperatura é alcançada (85ºC a 95ºC), está válvula abre-se e então o líquido de arrefecimento começa a circular pelo circuito completo.

Neste circuito, passa pelo radiador. Ali, o ar exterior e a corrente de ar gerada pelo ventilador, abaixam a temperatura do líquido de arrefecimento.

 visão geral

Anexos1

VER TUDO Add a note
Você
Adicionar comentário