Faça seu login ou cadastre-se e tenha acesso a diversos cursos gratuitos com certificação!
1. Verificação da Tensão (V) de entrada do Sensor EOT
Linha de alimentação – conector 2P – lado da fiação
Passos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor.
b. Ligue o interruptor de ignição.
c. Com o auxílio de um multímetro na escala DCV, meça a voltagem entre o conector do sensor 9 lado da fiação) e o terra.
Conexão com o multímetro: Fio Amarelo/Azul (+) Terra (-)
Conector 2P – lado da fiação.
Voltagem padrão: entre 4,75V ~ 5,25V
Se a voltagem não estiver de acordo vá para o procedimento 2;
Caso a voltagem esteja no padrão siga até o procedimento 3;
2. Verificação de curto-circuito no sensor de temperatura do motor
Linha de alimentação – conector 2P – lado da fiação
Passos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor. (Atenção NÃO Ligue o interruptor de ignição)
b. Com o auxílio de um multímetro, verifique se há continuidade entre o conector do sensor ( lado da fiação) e o terra.
Conexão com o multímetro: Fio Amarelo/Azul (+) Terra (-)
conector 2P – lado da fiação
Se houver continuidade, há curto-circuito;
Se não houver – vá para o procedimento 3;
3. Verificação da resistência (Ω) do sensor de temperatura do motor
conector 2P – lado do Sensor
Passos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor. (Atenção NÃO Ligue o interruptor de ignição)
b. Com o auxílio de um multímetro na escala de resistência (Ohm), verifique a resistência do sensor EOT.
Conexão com o multímetro : Fio: Amarelo/Azul – Verde/branco
conector 2P – lado do sensor
Resistência padrão: 2,5 ~ 2,8K Ω ( 20°C);
Se a resistência estiver fora do padrão, substitua o sensor;
Se a resistência estiver no padrão, o sensor estará em conformidade, verifique qual do itens abaixo devem ser analisados.