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Aula 05 – Ambientação

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A Ambientação pode ser inicialmente dividida em duas áreas. A área interna e a externa.

Externa: serve para atrair o consumidor para a loja.

Interna: serve para informar, aclimatar e seduzir o consumidor. Para VENDER.

Áreas Positivas e Negativas
Dentro de um PDV existem como falamos em Localização, pontos mais ou menos favoráveis para as vendas. Essas áreas são chamadas de negativas e positivas e estão diretamente relacionadas à visibilidade dos produtos.

Áreas Positivas
Parte Central das Gôndolas;
A partir de quatro metros da entrada da loja;
Pontas de Gôndola;
Ilhas baixas e corredores largos;
Perto de produtos de alto giro;
Prateleiras na altura dos olhos.

Áreas Negativas
Entrada e Saída da Loja;
Início e fim das Gôndolas;
Atrás de balcões promocionais, colunas, portas de acesso, pilhas altas;
Abaixo de 50 cm ou acima de 1,80 m;
Em corredores estreitos;
Perto de Estacionamento de Carrinhos.

Dica importante: Fique atento nessas áreas negativas e positivas, e trabalhe uma estratégia de exibitécnica sobre esses pontos!

Tudo o que for feito em relação à ambientação de seu estabelecimento tem que ter um objetivo em comum, que é agradar o seu cliente e para isso existem 5 princípios básicos que formam o conjunto que precisamos imaginar para agradar o consumidor.

Coloque-se no lugar dele e verifique:

1) Como o consumidor “vê” o ponto-de-venda – decoração/visibilidade;
2) Como se sente nele – conforto/facilidades;
3) Como é atendido – simpatia e disposição dos funcionários;
4) Como espera encontrar os produtos – localização/qualidade preços;
5) Qual a impressão que vai levar, – comprando ou não.

Nessa aula você aprendeu:
– Ambientação externa e interna;
– Áreas positivas e negativas do PDV;
– Se colocar no lugar do consumidor.

Agora vamos para avaliação testar o seu conhecimento sobre a aula 05!

Anexos1

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