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Exposição dos Produtos
Após a ambientação os esforços devem ser concentrados na exposição.
Esta deve seguir quatro pilares:
– SEPARAÇÃO
– VISIBILIDADE
– ACESSIBILIDADE
– DISPONIBILIDADE
Separação: O consumidor está acostumado a procurar os produtos por categoria. Dentro da categoria é importante que a organização faça algum sentido (por marca, por tamanho, por preço etc.);
Visibilidade: A mercadoria precisa estar visível a três metros de distância. Falta de visibilidade inibe as vendas. Quanto mais “frentes” do produto, melhor a visibilidade;
Acessibilidade: Se o produto estiver “difícil de pegar” o consumidor desiste ou compra outro “mais fácil”;
Disponibilidade: Trabalho em conjunto da Central de Compras e da Reposição, por motivos óbvios, a disponibilidade é o princípio básico para uma exposição assertiva.
Agora que você já conhece todos os pilares da exposição vou passar alguns pontos principais onde você deve se atentar no momento que começar a exposição, são eles:
– Localização;
– Agrupamento;
– Posicionamento;
– Comunicação;
– Volume.
Vale o destaque para LOCALIZAÇÃO, é necessário respeitar o sentido de circulação, existem locais com maior ou menor tráfego.
Isso influência diretamente nas vendas, uma vez que os mais visualizados vendem mais.
Dentro do PDV, existem dois pontos para serem estudados com o uso da exibitécnica, dentre eles temos:
Ponto Normal
Este é o ponto tradicional, dentro do corredor da categoria e junto aos produtos similares. Invariavelmente é lá que o consumidor vai procurar o produto.
Tipos de Pontos Promocionais ou Extra
CESTÃO:
O consumidor relaciona a disposição em cestões a algum tipo de oferta. Ele não se incomoda se o cestão estiver “desorganizado”. Cestões devem ser posicionados em corredores largos ou “cantos mortos”. Eles não devem prejudicar o fluxo!
Indicado para produtos baratos. Exposição que funciona melhor se for diferenciada. Depende de grande quantidade de estoque para chamar a atenção. É importante estar organizada. Assim como os cestões, não deve ser colocada em pontos que dificultem o fluxo!
DISPLAY:
Utilizado para DESTACAR um produto, mais do que para impulsionar a compra. Alguns são verdadeiras obras de arte. É muito comum que o fornecedor disponibilize displays para destacar o seu produto dos concorrentes.
Muito utilizada para produtos promocionais, quase sempre é colocada em locais menos nobres. Muitas vezes é uma maneira de expor o sob estoque sem interferir na organização “normal” da loja!
Local de exposição de produtos complementares, geralmente pequenos. Eficiente, principalmente, quando o produto é apresentado sobre este balcão.
Nessa aula você aprendeu:
– Exposição de produtos;
– Ponto normal;
– Ponto promocional/ extra.
Agora vamos para avaliação testar o seu conhecimento sobre a aula 06!