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Aula 2 – Válvula Termostática

A válvula termostática é um componente instalado geralmente entre o motor e o radiador.

Sua função é proporcionar um aquecimento mais rápido do motor e depois manter a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho, controlando o fluxo de líquido de arrefecimento, do motor para o radiador.

Na animação a seguir fica mais fácil o entendimento do funcionamento de uma válvula termostática no motor, acompanhe:

Enquanto o motor está frio, o líquido circula somente em suas galerias internas, para aquecer-se rapidamente. Ao atingir a temperatura especificada, a válvula abre-se através da ação da cera expansiva (aumenta seu volume em função da temperatura) permitindo que o líquido passe para o radiador, abaixando a temperatura e mantendo a pressão no sistema. Quando o motor esfria, a válvula fecha-se novamente.

ATT

Aprenda a posição da válvula-termostática na imagem abaixo:

Posição Válvula

Considerando que cada motor funciona a uma temperatura específica, as válvulas termostáticas também são específicas. Cada válvula possui uma temperatura calibrada, indicada por um código, onde a abertura e o fechamento já estão pré-determinados.

***NOTA: Veja a posição correta de instalação de uma válvula-termostática na imagem abaixo:

 ATT 2

 

TIPOS DE VÁLVULAS TERMOSTÁTICAS

As válvulas termostáticas mais utilizadas nos veículos no Brasil podem ser de dois tipos:

• Tipo com By-Pass: Possui um pequeno flange com mola na parte inferior que direciona, a uma certa temperatura, todo o líquido de arrefecimento para o radiador;

• Tipo Refil: Alguns veículos utilizam válvulas termostáticas em carcaças de alumínio ou plásticas. Na maioria, é possível trocar somente o refil, com maior economia e otimização de estoques.

Observação:

• Dependendo do projeto, algumas válvulas possuem um entalhe, um furo ou um “jingle pin”. Estes recursos são utilizados para aumentar o fluxo de líquido de arrefecimento na fase fria, eliminar bolhas de ar, entre os vários compartimentos existentes dentro do motor.

E não podemos deixar de apresentar a mais tecnológica das VÁLVULAS TERMOSTÁTICAS que são as ELETRO-VÁLVULAS

As VÁLVULAS ELETRÔNICAS conhecidas como “ELETROVALVE” presentes nos veículos modelo FIESTA, FOCUS, ECOSPORT, COURIER e FORD KA possuem a característica de identificar a variação de temperatura do líquido de arrefecimento conforme o combustível utilizado pelo veículo.

No caso de veículos abastecidos 100% com etanol, a temperatura de abertura inicial da Válvula é de 100°C. O ECU não comanda a abertura, ela é independente do aquecimento da cera expansiva interna.

E, quando o veículo estiver abastecido 100% com gasolina, a temperatura de abertura inicial é de 97°C. Já neste caso, o ECU envia tensão em pulsos para aquecer mais rápido a cera expansiva e antecipar sua abertura.

OBS.: O sensor interno é blindado na carcaça da peça, não sendo possível sua substituição, implicando na perda de garantia da peça caso seja retirado.

O Sensor trabalha na faixa de resistência de: 14 a 17 ohms.

Veja como funciona a VÁLVULAS ELETRÔNICAS na animação abaixo:

Anexos3

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