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Aula 3 – Radiador

O radiador é o componente do sistema que recebe o líquido aquecido e o devolve ao motor com uma temperatura mais baixa. Está posicionado geralmente à frente do motor, de forma a receber o fluxo de ar causado pelo movimento do ventilador. O radiador possui dutos internos para a circulação do líquido de arrefecimento, providos de aletas que direcionam o fluxo de ar e auxiliam a dissipar o calor, diminuindo a temperatura do líquido.

Existem vários tipos de radiadores, mas a constituição é sempre de dutos e aletas.

No passado, o conceito era que quanto maior fosse o radiador, melhor funcionaria.

Os veículos tinham grandes radiadores feitos de cobre e latão, que realmente demoravam a aquecer-se, mas uma vez aquecidos, não baixavam a temperatura da água. Os dutos eram verticais, e a água aquecida entrava pela parte superior, atravessava os dutos de cima para baixo e saíam pela parte inferior. Assim, ou o motor funcionava abaixo da temperatura ideal ou superaquecido.

radiador

Os radiadores atuais são mais estreitos, possuem poucas fileiras horizontais de dutos, confeccionados com materiais mais finos, permitindo que o líquido permaneça mais tempo dentro deles, fazendo a troca de calor com mais eficiência. Com dutos horizontais, os radiadores são também mais baixos e mais largos, permitindo uma configuração de veículos com perfil de carroçaria mais aerodinâmica.

Anexos1

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