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Função
Nos sistemas de ignição mapeada, sejam estes do tipo estático ou convencional (com distribuidor), está sempre presente o módulo de ignição, também denominado estágio final ou de potência. (1) Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina. O módulo de ignição permite a implementação de outras funções auxiliares entre as que podemos mencionar:
• Corte da corrente primária
Com a ignição ligada e motor não funcionando, não há circulação de corrente primária, com o objetivo de evitar o superaquecimento da bobina;
• Limitação da corrente máxima no primário.
Isto permite que o bobinado primário seja de menor resistência; este fato favorece a carga mais rápida da bobina, melhorando assim, o desempenho nas altas rotações;
O módulo de ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha.
Localização
A funcionalidade do módulo de ignição ou estágio de potência pode encontrar-se:
• Integrada na unidade de comando de controle do motor, como no sistema Motronic 1.5. (2)
• Num módulo externo à unidade de comando.
Neste caso, pode ser:
• Um módulo independente (Conforme Figura 1 no início da aula) como no sistema Multec 700 (módulo HEI) ou sistema EEC-IV (módulo TIF).
– Integrado à bobina de ignição, como no sistema Motronic MP9 (3)
– Integrado às bobinas de ignição como na ignição estática do Marea 1.8. (4)
Quando não Funciona
Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente.
Diagnóstico/Verificações
Os sistemas mais modernos possuem a capacidade de detectar falhas no circuito de comando do módulo de ignição. Também, na maioria dos casos, é possível acionar o módulo e verificar o aparecimento da centelha.
O procedimento mais apropriado para verificar o sistema de ignição implica na utilização de osciloscópio automotivo.