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Aula 4 – MÓDULO DE IGNIÇÃO

Função

Nos sistemas de ignição mapeada, sejam estes do tipo estático ou convencional (com distribuidor), está sempre presente o módulo de ignição, também denominado estágio final ou de potência. (1) Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina. O módulo de ignição permite a implementação de outras funções auxiliares entre as que podemos mencionar:

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• Corte da corrente primária

Com a ignição ligada e motor não funcionando, não há circulação de corrente primária, com o objetivo de evitar o superaquecimento da bobina;

• Limitação da corrente máxima no primário.

Isto permite que o bobinado primário seja de menor resistência; este fato favorece a carga mais rápida da bobina, melhorando assim, o desempenho nas altas rotações;

O módulo de ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha.

Localização

A funcionalidade do módulo de ignição ou estágio de potência pode encontrar-se:

• Integrada na unidade de comando de controle do motor, como no sistema Motronic 1.5. (2)

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• Num módulo externo à unidade de comando.

Neste caso, pode ser:

• Um módulo independente (Conforme Figura 1 no início da aula) como no sistema Multec 700 (módulo HEI) ou sistema EEC-IV (módulo TIF).

– Integrado à bobina de ignição, como no sistema Motronic MP9 (3)

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– Integrado às bobinas de ignição como na ignição estática do Marea 1.8. (4)

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Quando não Funciona

Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente.

Diagnóstico/Verificações

Os sistemas mais modernos possuem a capacidade de detectar falhas no circuito de comando do módulo de ignição. Também, na maioria dos casos, é possível acionar o módulo e verificar o aparecimento da centelha.

O procedimento mais apropriado para verificar o sistema de ignição implica na utilização de osciloscópio automotivo.

Anexos4

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