Aula 6 – Sensor de Temperatura (Painel e Injeção Eletrônica)

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Este componente mede a temperatura do motor e a indica ao painel de instrumentos, ou o módulo de Injeção Eletrônica.

Veja na animação abaixo como funciona o sensor de temperatura do PAINEL:

Veja na animação abaixo como funciona o sensor de temperatura da INJEÇÃO ELETRÔNICA:

Ambos possuem um termistor interno do tipo NTC (Coeficiente de Temperatura Negativa), que reage de maneira inversamente proporcional à da temperatura. Assim, sua resistência ôhmica é alta, quando a temperatura é baixa e vice-versa.

O termistor é um componente cerâmico cuja característica é reduzir sua resistência ôhmica devido ao aumento da temperatura, possibilitando medir e controlar a temperatura do motor, com precisão.

ohms

 

 

O sensor de temperatura da injeção eletrônica ou “plug eletrônico”, (designação destinada a facilitar a aplicação) envia as informações relativas a estas variações de resistência, em função da temperatura, para o módulo de controle eletrônico (ECM), o que é extremamente importante para o gerenciamento da injeção. Com esta informação, o sistema computadorizado controla a dosagem de combustível, ponto da ignição, sensor lambda, ventilador do radiador, etc.

Observação:

• O sensor de temperatura também é utilizado como “Partida a Frio” nos veículos com motores a álcool. O sensor envia uma indicação de variação de resistência ôhmica a um relê, e este comanda a bomba de injeção de gasolina para a partida do motor;

• Geralmente, o sensor do indicador no painel de instrumentos possui um terminal e o plug eletrônico, dois terminais;

• Cada motor possui um sensor ou plug específico. Portanto cuidado na aplicação e no aperto excessivo durante a instalação.

Anexos1

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