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Autodiagnóstico do sistema PGM-FI

*(informações compartilhadas do manual de serviços da motocicleta ano 2009)

Antes de iniciar qualquer diagnóstico certifique-se que a bateria da motocicleta está em boas condições de utilização.

Se o sistema estiver funcionando corretamente, sempre que a chave de ignição for ligada, a luz da injeção permanecerá acesa durante alguns segundos e apagará posteriormente sem emitir nenhuma piscada.

DEFEITOS PRESENTES

Para obter o código de defeitos da memória do ECM pela quantidade de piscadas da luz indicadora do painel, basta deixar o contato da ignição ligado ou deixar a moto em rotação de marcha lenta do motor. Se houver mais de um defeito todos serão apresentados, e se a rotação do motor estiver superior a 2000 rpm a luz ficará acesa sem piscar.

Se houver algum defeito o sistema PGM-FI irá identificar rapidamente e converter o sinal em piscadas da luz de anomalia, conhecida como MIL (Malfunction Indicator Lamp)  “21” piscadas para mau funcionamento do sensor ou o seu circuito  e “23” piscadas para o aquecedor do sensor. Lembrando que uma piscada longa equivale a “10” e uma curta é igual a “1”. Lembrando que dependendo da versão da motocicleta o sensor pode não ser equipado com o aquecedor.

VERIFICAÇÃO DE DEFEITOS MEMORIZADOS

Vale ressaltar que mesmo que a motocicleta tenha sido reparada anteriormente o código do defeito fica armazenado, normalmente damos os nomes de defeitos passados.  Para acessar o histórico de defeitos memorizados no ECM proceda da seguinte maneira:

Remova a lateral esquerda da motocicleta, e com a chave de ignição desligada remova a tampa (vermelha) que protege o DLC (Data Link Connector) conector de dados neste modelo, localizado na lateral da motocicleta.

CONECTOR 2

Conector de diagnósticos – DLC

Faça um curto-circuito entre os terminais do conector utilizando um conector apropriado (SCS) ou um pedaço de fio.

SCS

Conector – SCS

Atenção para não jampear os fios errados, pois a conexão deve ser feita entre os fios Azul e o Verde/Preto:

DLC2

DLC: Procedimento de curto circuito

Ligue o interruptor de ignição, observe e registre o número de piscadas da luz da injeção e veja se corresponde ao sensor

Se não houver defeito memorizado no histórico de falhas do ECM a luz de alerta da injeção (MIL) não irá piscar.

COMO APAGAR O CÓDIGO DE DEFEITO MEMORIZADO NO ECM

Nota: Só é possível apagar os códigos memorizados no ECM, se o defeito tiver sido reparado e a bateria da motocicleta estiver em boas condições de utilização.

PROCEDIMENTO:

  • Com a chave de ignição desligada faça o curto circuito no conector de diagnósticos (DLC), cores dos fios: Azul e Verde/preto.
  • Ligue o contato da ignição e remova o curto circuito do DLC.
  • A luz da injeção irá se acender por cerca de 5 segundos, aproveite este intervalo enquanto a MIL esta acesa e faça novamente o curto circuito no DLC na mesma posição.

Resultado: O histórico de falhas do ECM será apagado se a luz da injeção se apagar e iniciar algumas piscadas posteriormente. Desligue a chave de ignição

Se o defeito não for apagado refaça os procedimentos novamente, siga o passo a passo rigorosamente ou certifique-se de que não há defeito presente.

Anexos3

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