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Descrição e funcionamento do sensor de oxigênio

O componente recebe várias nomenclaturas, pode ser chamado de Sonda Lambda, Sensor Lambda ou Sensor de Oxigênio e está instalado no escapamento na saída do motor ou um pouco mais a frente.

Nas motocicletas de baixa cilindrada encontramos dois tipos de Sensores: o pré-aquecido composto por 4 fios que contam com o auxilio de uma resistência elétrica, e os não aquecidos compostos por 1 ou 2 fios.

sem aquecedor

Sensor Lambda sem o aquecedor (1 fio)

Para os dois casos o funcionamento do Sensor só se torna ativo quando sua temperatura está acima dos 300 °C.

Uma vantagem do sensor pré-aquecido é que sua operação torna-se mais rápida e não depende da temperatura do motor para o seu funcionamento, pois a resistência elétrica se encarrega de acelerar o aquecimento da sonda lambda.

com aquecedore

Sensor Lambda com o aquecedor (4 fios)

O local de instalação da sonda auxilia na velocidade do aquecimento da peça por isso os sensores mais básicos tem sua instalação próxima ao cabeçote do motor, por se tratar de uma região de temperatura elevada.

No sistema de injeção é utilizada a estratégia que chamamos de circuito fechado ou malha fechada ( closed-loop) no sensor de O2.

ecm2

Circuito fechado do sensor de O2

Durante o funcionamento da motocicleta o módulo de controle do motor (ECM) será sempre atualizado pelas informações da sonda lambda, desta forma o ajuste do volume de combustível é efetuado da maneira mais precisa possível, o sinal do sensor lambda oscila em função do oxigênio contido no volume de gases de escapamento, uma baixa tensão (V) é gerada da ionização do gás. A condição da mistura “rica” ou “pobre” será obtida pelo valor da voltagem.

A mistura pobre pode ser indicada por uma de tensão de saída que oscila perto do 200mV, já na mistura rica o valor de tensão é ligeiramente mais alto algo próximo dos 700mV ou mais. Valores de tensão próximos de 500mV indicam que a mistura está correta, ou seja, atingiu a mistura estequiométrica. O ciclo de realimentação (loop de feedback) sempre se repetirá durante o funcionamento da motocicleta. Os valores de tensão são tomados no(s) fio(s) preto/branco do sensor que deve estar aquecido e o motor em funcionamento.

Há manuais de serviços que informam que se a tensão gerada estiver fixada (travada) em um valor, será necessário substituir o sensor, porém não devemos substituir uma peça sem antes diagnosticar e eliminar a causa do defeito.

Anexos3

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