Inspeção da linha de alimentação e aterramento do ECM:

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Vamos aprender como inspecionar uma possível falha de alimentação e aterramento da ECM:

Possível sintoma de falha:

Motor não da partida e não há piscadas na luz de diagnósticos do painel.

Passo 1 – Verifique da tensão(V) de alimentação do ECM

Com a chave de ignição ligada, meça no conector do ECM a voltagem entre algum terra da moto e o fio correspondente ao pino n° “1” ( o conector deverá estar acoplado ao ECM )

Conclusão 1

Se a tensão medida for igual a: 1,1V prossiga até o próximo teste.

Se não houver tensão: verifique possíveis falhas na fiação ( fio preto/azul), conforme explicado anteriormente.

 

Passo 2 – Desligue a chave de ignição, não desacople o ECM do conector da fiação.

No ECM os pinos: 2,9,10 são responsáveis pelo aterramento, por isso, deve ser verificada a continuidade da fiação correspondente aos pinos citados e o terra da moto.

Pino 2: Verde/preto

Pino 9 e 10: Verde

Conclusão 2:

Se houver continuidade: Verifque o regulador retificador, efetue o teste com outro ECM;

Se não houver continuidade: Verifique se há circuito aberto no fio verde/preto e demais fios verdes.

 

 

Nessa última aula do Curso Módulo de Controle do Motor – ECM Honda Titan 150, deixamos a disposição para estudo complementar o manual técnico THOMSON TEST com informações detalhadas sobre o princípio do carburador, tecnologias atuais aplicadas, vantagens do sistema de injeção eletrônica, explicações sobre ECM (Módulo de Controle do Motor), sensores, TPS, MAP, TRIPLEX, EOT, CKP, BAS, Oxigênio, atuadores entre outros; Esse material irá ajudá-lo para atingir a maior nota possível da prova final, da qual, dará o direito ao Certificado de Conclusão!

 

 

 

Vamos a Prova? Boa Sorte!

 

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