Linha Automotiva Linha Moto Linha Diesel Gestão

MÓDULO 1: RECEBA BEM O SEU CLIENTE

FIQUE POR DENTRO

Receber bem o cliente é o ponto de partida para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em nosso segmento de comércio de autopeças. O cliente é a razão de ser e existir da nossa organização, portanto é nosso convidado de honra. E quando ele nos faz uma visita, toda a equipe deve estar preparada para recebe-lo com muita atenção e profissionalismo.

O cliente está de olho em tudo! Ainda que, na maior parte das vezes, ele o faça de forma inconsciente, o cliente percebe e avalia a qualidade do atendimento desde o momento em que coloca o pé na loja. Sendo assim, é fundamental cuidar de todos os fatores que permitam a ele se sentir muito bem recebido no seu estabelecimento.

Claro que as pessoas são diferentes, e, por este motivo, cada indivíduo dará maior ou menor atenção a variados fatores. Clientes com perfil mais visual prestarão atenção na organização do local, no traje e apresentação da equipe. Os com perfil auditivo estarão mais ligados à forma como os atendentes falam, e também ao nível de ruído do ambiente. Já aqueles com perfil sinestésico, prestarão atenção nas coisas tangíveis do ambiente e na possibilidade de manusear as peças e componentes antes de compra-los.

Então, tudo é importante para causar uma excelente primeira impressão ao recepcionar o mais importante convidado da empresa.

Contudo, há um fator que se destaca neste processo, que é a postura dos profissionais que integram a equipe. É exatamente aí que não podemos falhar!

Você provavelmente já teve uma experiências frustrante ao entrar num estabelecimento comercial, presenciando coisas do tipo, atendentes escorados na parede, mexendo no celular, discutindo entre si.  Há situações em que a recepção ao cliente é tão desagradável que nos passa a impressão de que, como clientes, não somos bem vindos e na realidade, parece que estamos atrapalhando!

Balconistas excelentes recebem seus clientes de forma ágil e atenciosa. Eles têm postura profissional e mostram-se dispostos a atender seus clientes em tudo que necessitam. Seja bem-humorado, pronuncie com calma as palavras, evite as gírias e controle a ansiedade. Note que a sua postura corporal importa muito nessa hora. Evite ficar escorado em algum canto ou debruçar sobre o balcão.

Enfim, esteja sempre motivado e com um sorriso no rosto. Barba bem feita, cabelo penteado e roupa impecável fazem parte do show.

Lembre-se que a recepção do cliente é a primeira etapa para um bom atendimento, então, vamos começar com excelência!

CONHECIMENTO EM AÇÃO

Nós que escolhemos trabalhar no ramo de vendas e atendimento, somos como pessoas em festas de gala: sem cansaço, sem dor, sem frio, sem medo!

Para causar uma excelente impressão ao receber seus clientes, fique atento aos quatro fatores da excelência em serviços, apresentados a seguir:

  • Atitude amigável: tem a ver com a empatia, atenção e cordialidade com que você recebe o cliente.
  • Comprometimento: demonstre um desejo verdadeiro em atender às necessidades do cliente e faça tudo que puder, neste sentido.
  • Senso de apropriação: tome para si o problema e a necessidade do cliente e procure atende-lo de forma completa, do início ao fim.
  • Integridade: tenha como guias para seu trabalho a ética e respeito. Ofereça ao cliente o que ele realmente precisa e sempre cumpra com o que foi prometido.

DIFERENCIE-SE!

Personalizar o atendimento é muito importante, pois coloca de lado a imagem de atendimento robotizado e deixa espaço para um atendimento mais pessoal.

Sempre que possível, trate seu cliente pelo nome. Procure lembrar o nome dos clientes frequentes que visitam sua loja. Note que, a palavra mais doce que uma pessoa pode ouvir é o seu próprio nome.

Logicamente, ao se comunicar com o cliente sempre deve existir certa formalidade, como por exemplo, utilizar “senhor ou senhora” e somente dispensar esses termos se o cliente autorizar.

Personalizar o atendimento inclui também adequar sua forma de atender ao estilo de cada cliente, deixando-o mais confortável. Já é hora de trocarmos a máxima: “atenda seu cliente como você gostaria de ser atendido”, por “atenda seu cliente como ele próprio gostaria de ser atendido”.

Agora vamos para avaliação de conhecimentos do MÓDULO 1: RECEBA BEM O SEU CLIENTE!

Boa sorte!

VER TUDO Add a note
Você
Adicionar comentário