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( Informações compartilhadas do suplemento do manual de serviços da XTZ Lander ano 2009)
DIAGNÓSTICO POR MEIO DA LUZ INDICADORA DE DEFEITOS NA INJEÇÃO ELETRÔNICAAlgumas panes no sensor de oxigênio poderão ser apontadas através da luz espia que fica no painel da motocicleta pela sequencia de “24” piscadas,(sendo duas piscadas longas e quatro rápidas que o simbolizam). Na maioria dos casos o sensor pode apresentar o defeito e sintoma, mas não necessariamente a causa.
Portanto substituir o sensor de oxigênio não soluciona por completo o problema, a causa pode estar no motor ou no tempo de uso da peça. Ou também a pane indicada pode ter sido causada por um mau funcionamento em uma conexão, falha na instalação do sensor, fiação principal ou até um problema na ECU, lembrando que as condições da bateria devem ser satisfatórias, para as motocicletas Yamaha o manual de serviços recomenda que esteja com no mínimo 12,8 V a 20°C
Nota: em caso de defeito na peça a motocicleta irá funcionar em modo de segurança, mas podem ocorrer alterações no desempenho, emissões e consumo de combustível
Obs.: No manual do fabricante não consta a opção diagnóstico do sensor por meio de um scanner.