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1.Verificação da resistência do aquecedor do sensor
Desligue o contato da ignição, e com o motor frio meça a resistência do aquecedor do sensor.
Conexão do multímetro na escala de resistência: fios brancos
Valor padrão para diagnósticos: entre 6 a 12 Ohms (a 20ºC).
Conector do sensor: Verificação da resistência do aquecedor
Valores de resistência diferentes do padrão sugerem que a peça seja substituída.
Se o valor obtido estiver no padrão efetue o teste da próxima fase.
2. Verificação do circuito de alimentação do aquecedor do sensor
Com o contato da ignição ligado verifique a tensão (V) entre o conector do sensor (lado da fiação) e o terra
Conexão do multímetro na escala de tensão DC, fios: (+) preto/azul (-) terra:
Conector do sensor: Verificação da tensão do aquecedor
Valor padrão para diagnóstico: o valor obtido deve ser igual da tensão (V) da bateria.
Caso não haja tensão pode ser um circuito aberto ou problema na bateria e fusíveis, portanto prossiga os testes verificando a continuidade no fio branco (terra).
3. Verificação de circuito aberto no aquecedor do sensor lambda
Com o contato da ignição desligado instale a caixa de pinos entre o ECM e o conector do ECM.
Verifique a continuidade- Conexão do multímetro na escala de resistência, fios: branco do conector do sensor (lado da fiação) e o pino 22:
Caixa de pinos: verificação da continuidade entre o pino 22 e o conector do sensor lado da fiação
Aquecedor do sensor
Se houver continuidade prossiga parta a próxima fase, se não houver continuidade pode ser que haja circuito aberto no fio branco.
4. Verificação de curto-circuito da resistência do aquecedor do sensor.
Veja se há contato na linha do aquecedor do sensor, utilizando o dispositivo de testes (caixa de pinos), checando a continuidade entre o pino “22” e o terra.
Caixa de pinos: Verificação de curto-circuito da resistência do aquecedor do sensor
Se houver continuidade pode haver curto circuito no fio branco, caso não haja continuidade substitua o ECM por outro igual em bom estado e refaça os testes. Se os defeitos desaparecerem, substitua o ECM.
Se o sensor for substituído é necessário executar a limpeza de defeitos memorizados no ECM.