Aula 13 – VÁLVULA INJETORA

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Função

A Válvula Injetora ou Injetor controla a injeção de combustível de forma precisa.

É responsável pela formação da mistura, injetando o combustível atomizado, na forma de finas gotículas, na corrente de ar que se dirige aos cilindros.

BICO

 

Princípio de Funcionamento

O injetor é constituído de um corpo dentro do qual existe uma válvula de agulha, solidária a um núcleo magnético, e uma bobina ou solenóide.

Quando não há corrente alimentando o solenóide, a válvula de agulha fecha o orifício de saída pela ação de uma mola helicoidal.

Quando energizada, a bobina cria um campo magnético que atrai o corpo da agulha, o que determina a abertura do injetor. A agulha se desloca aproximadamente, 0.1 mm e o combustível é injetado, através do orifício calibrado. O combustível sai na forma de jato e se pulveriza instantaneamente formando um cone de aproximadamente 30 graus.

A ponta de agulha tem um contorno especial a fim de conseguir os padrões de atomização do combustível, necessários para cada aplicação.

Atualmente podem ser encontrados injetores com os seguintes valores de resistência:

• Injetores de baixa resistência: 1,5 a 3,5 ohms.

• Injetores de alta resistência: 12 a 20 ohm.

As válvulas de injeção possuem arruelas de vedação de borracha (“O-Ring”) que as isolam do calor do motor evitando assim a formação de bolhas de vapor de combustível, assegurando boa partida a quente. As arruelas evitam, também, que as válvulas injetoras sejam submetidas a excessiva vibração.

Utilização

• Sistemas monoponto: as válvulas injetoras usadas nos sistemas single-point são do tipo

“bottom feed” (alimentação por baixo), onde o combustível entra pelas janelas inferiores (2). Combustível que não é injetado circula, e sai pelas janelas superiores, na direção do regulador de pressão.

2BICO

• Sistemas multiponto: as válvulas injetoras para os sistemas multi-point podem ser de dois tipos:

• Alimentação lateral (3)

3BICO

• Alimentação por cima (1)

4BICO

Localização

• Sistemas monoponto (“single-point”): Existe um único injetor e está instalado na tampa do corpo da borboleta. (4)

5BICO

• Sistemas multiponto (“multi-point”): Existe um injetor para cada cilindro; as válvulas de injeção estão alojadas num dispositivo denominado tubo distribuidor de combustível ou rampa do injetores. (5 e 6)

6BICO

7BICO

Métodos de Controle da Injeção

Nos sistemas monoponto (single point): O injetor é acionado em sincronismo com os ciclos de ignição; ou seja, para cada ciclo de ignição existe um ciclo de injeção.

Já no caso de sistemas multiponto, os injetores podem ser controlados de diversas maneiras:

• Injeção simultânea: Os injetores são acionados simultaneamente, a cada ciclo ignição.

Ex.: Kadett ’97 (Motronic M1.5.4)

• Injeção semi-seqüencial ou “banco a banco”: Os injetores são acionados de forma alternada, por grupos: uma metade dos injetores é acionada num ciclo de ignição, a outra metade, no seguinte.

Ex.: Santana/Versailles 2.0 (EEC-IV EFI); Omega 2.0/3.0 (Motronic M1.5.1).

• Injeção seqüencial: os injetores são acionados individualmente a cada ciclo de ignição, seguindo a ordem de ignição. Ex.: Gol Mi 1.0 (Motronic MP9.0).

Quando não Funciona

O injetor pode apresentar falha mecânica (travado, entupido) ou falha elétrica (bobina em curto ou aberta).

Nestes casos, o cilindro(s) alimentado(s) fica(m) fora de operação. No caso de falha parcial (bobina com resistência fora de especificação ou sujeira acumulada no orifício de saída ou ainda, com desgaste por erosão) o motor funcionará de forma irregular, sem aceleração e com aumento das emissões.

Diagnóstico/Verificação

Os sistemas mais modernos conseguem detectar defeitos elétricos (curto, interrupção) no circuito dos injetores e gravar código de falha que pode ser recuperado utilizando scanner.

O código não diferencia entre defeito no chicote ou no próprio injetor.

Para discriminar o componente defeituoso é utilizado o multímetro, com o qual se verificar a resistência da bobina do injetor.

Alguns sistemas permitem o acionamento do(s) injetor(es) (com motor desligado) utilizando o equipamento de teste (scanner).

No caso de sujeira acumulada ou entupimento, uma alternativa, antes de rejeitar o injetor, é submetê-lo a um processo de limpeza em aparelho de ultrassom.

Anexos7

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