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Problemas que podem ser frequentes no inverno

Quando o motor não pega ou demora muito para funcionar em dias frios pode ser um indicador de falha na manutenção preventiva ou um descuido básico na dosagem de gasolina no álcool indicando que está abaixo do recomendado ou é nulo, o fabricante da motocicleta informa que quando a temperatura ambiente estiver abaixo dos 15°C poderá haver dificuldades na partida. Coloque ao menos 3 litros de gasolina no tanque e tente ligar a motocicleta novamente, em dias quentes o problema normalmente não ocorre.

É bom lembrar que os combustíveis devem ser novos e de boa qualidade, do contrário podem ocorrer uma série de dificuldades na partida, funcionamento, marcha lenta ou não irá funcionar. Alguns componentes  podem ter danos causados pelo combustível inadequado, ex.: válvulas, sensor de oxigênio, catalisador e etc…

PANE SECA NA MOTOCICLETA BICOMBUSTÍVEL: COMO SOLUCIONAR?

Pane seca significa ausência de combustível no tanque, de acordo com o manual do proprietário quando houver uma pane seca, ou seja, acabar o combustível do tanque é necessário abastecê-lo com no mínimo 1 litro de gasolina e 1 litro de etanol (álcool) (50% / 50%) antes da partida do motor.

Outro ponto importante é na troca de combustível, se a motocicleta está abastecida somente com gasolina e houver necessidade de abastecer com álcool ou ao contrário, a moto está com álcool e for abastecida com gasolina, os dois exemplos requerem  uma utilização da motocicleta por alguns quilômetros após o abastecimento, para que o combustível seja reconhecido e o sistema PGM-FI faça a reprogramação na ECM, só assim as próximas partidas serão facilitadas,  se a motocicleta for estacionada imediatamente após o abastecimento e não der tempo do sistema reconhecer o novo combustível ou percentual da mistura, poderá ocorrer problemas na partida no dia seguinte.

Vamos para prova do CURSO REINICIALIZAÇÃO DO ECM!

Boa sorte!

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